São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Por isso, a cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. É celebrado dia 21 de janeiro o Dia de São Sebastião em todo o Brasil.
História de São Sebastião
São Sebastião nasceu em Narbona, na França, em 256.
Ele se mudou para a Itália, onde se juntou ao exército e se tornou o melhor soldado do imperador Diocleciano.
No entanto, depois de se converter ao cristianismo, São Sebastião defendeu os cristãos e sua fé durante o reinado do imperador romano Diocleciano, e foi condenado à morte por violar suas ordens.
Sebastião foi amarrado a uma árvore e baleado com muitas flechas, mas sobreviveu e foi salvo por uma viúva chamada Irene que o curou de todos os seus ferimentos.
Depois de se recuperar, Sebastião voltou para o imperador Diocleciano. Desta vez, ele foi condenado a chicotadas e seu corpo foi jogado no esgoto, onde não poderia ser sacrificado para sempre.
Uma mulher chamada Luciana recolheu seu corpo e, em sonho, Sebastião pediu a ela que o enterrasse perto das catacumbas do Apóstolo.
Anos mais tarde, Constantino Magno, convertido ao cristianismo, mandou construir a Sé de São Sebastião e iniciou o culto dos mártires.
São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 DC, e a data de sua morte foi escolhida pela Igreja Católica em reconhecimento à coragem e devoção ao cristianismo do mártir.
Veja também: Feliz dia do farmacêutico (21 de janeiro)
Oração de São Sebastião
Abaixo a oração do Dia de São Sebastião para imprimir e usar quando precisar!