Maçonaria o que é? Dia do maçon 20 de agosto

O dia do maçon no Brasil é celebrado na data de 20 de agosto, muitos mistérios cercam a Maçonaria e os rituais da Maçonaria

maçonaria dia do maçon

Mas a data foi escolhida para celebrar o importante papel que essa “sociedade secreta” desempenhou em um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a independência do Brasil.

O que é a Maçonaria?

Embora esta seja uma pergunta difícil de responder, tentaremos esclarecer a todos que não fazem parte da agência o que ela realmente representa. Centenas de autores maçons deram diferentes versões dessa pergunta, mas juntando todas as respostas, chegamos a uma conclusão que é aceitável para a maioria dos autores:

“A Maçonaria é uma entidade sem fins lucrativos, universal, formada em torno de objetivos únicos por pessoas de todos os credos, raças e orientações filosóficas, que buscam e pregam a virtude e condenam o pecado e a tirania em defesa da liberdade… lutaram por uma sociedade mais igualitária e fraterna. Através de seu sistema de pesquisa composto por símbolos e rituais, eles se consideravam irmãos, e nesse amor fraterno viviam secretamente em seu importante trabalho social na sociedade e na comunidade. ser secreto há muito tempo e professou ser discreto.”

A Maçonaria é uma Religião?

A Maçonaria não é uma religião. No entanto, um pré-requisito para qualquer candidato poder solicitar a admissão é acreditar em um Ser Supremo. A Maçonaria é uma escola filosófica cuja orientação se baseia na busca da verdade, na defesa da moralidade e dos valores e virtudes mais elevados que qualquer ser humano pode desenvolver. É sobre esses pilares que o trabalho da Maçonaria se desenvolve em qualquer reunião da instituição, em qualquer lugar do mundo.

Quem é o Deus da Maçonaria?

É necessário esclarecer que a Maçonaria tomou esse nome por ser de origem francesa, e “maçom” se traduz em “maçom” nesse idioma. Originalmente, era uma reunião de pedreiros, carpinteiros e construtores que se reuniam para formar turmas de trabalho no final do século XII. Os resultados desta chamada operação da Maçonaria podem ser admirados ao visitar a Europa, onde igrejas e castelos foram construídos pela Maçonaria em dezenas de países. Assim, a Maçonaria é a “fraternidade dos maçons”. Antes do início da sessão e no final da sessão, os maçons pedem uma bênção e proteção para trilhar o caminho da virtude que os capacita a ajudar os outros e trabalhar por uma sociedade mais justa. Nesse sentido, para não prejudicar os princípios religiosos de seus membros e manter intacta a chama da crença pessoal, a Maçonaria chama o princípio da criação de todas as coisas de arquiteto supremo do universo. Não há nada mais benéfico para uma sociedade de maçons do que chamar o deus do universo religiosamente dessa maneira. A palavra inglesa para “mason” é “mason” e tem o mesmo significado que a palavra francesa.

Como ingressar na Maçonaria?

Essa é outra questão polêmica, mas tentaremos respondê-la de forma simples e objetiva. Em países como Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Holanda, França, Alemanha, Japão, Itália, etc., a iluminação pode ocorrer de duas maneiras: por convite ou por solicitação. Ao solicitar a entrada, o candidato assina autorizações específicas para que a loja possa coletar todas as informações que desejar para satisfazer a premissa legal, ficando livre para investigar a vida do candidato. O candidato convidado passa pela mesma rigorosa investigação, mas como se espera que a relação com o membro que o convidou seja de reciprocidade fraterna, o candidato pode dar continuidade ao processo sendo apresentado a uma cabine com informações preliminares, assumindo a sua entrada. Bela entrada. No Brasil, a grande maioria das instituições que regulamentam a Maçonaria estipula que a entrada é apenas por convite.

Quais são os requisitos para se tornar um Maçon?

A ausência de qualquer um desses pré-requisitos invalidará a inscrição do candidato para admissão.

Leia também: Dia Mundial dos Professores mensagem e frases

Quais são os deveres de um Maçon?

Existe um conjunto de leis e obrigações que os maçons chamam de “marcos” ou “antigas cobranças”. São leis tão antigas quanto a instituição e, em seus 25 artigos, dizem brevemente: Respeite as leis de sua cidade, estado e país, esforce-se para ser modelo para os cidadãos da sociedade, preste ajuda ilimitada aos seus irmãos, E todos os necessitados e oprimidos, etc. A rara qualidade das pessoas comuns, para o pedreiro, é apenas a devida diligência. Além das responsabilidades sociais, cívicas e pessoais, a Maçonaria requer aprender para progredir na Maçonaria. É necessário publicar um artigo sobre o que foi aprendido.

É possível deixar a Maçonaria depois de ser admitido?

Ao contrário do que se ouve, fica claro pelas crenças e lendas populares sobre o assunto que a destituição da Maçonaria pode ser pedida. Nesse sentido, os membros da loja precisam apenas apresentar formalmente um pedido de demissão, passar por procedimentos legais e emitir um certificado contendo as informações de saída do membro. Com esse documento, ele poderia solicitar a regularização em outro clube, ou até mesmo expulsá-lo da Maçonaria. Em muitos casos, um membro do capítulo se muda de uma cidade para outra e, com este documento, pode solicitar a admissão em qualquer capítulo do mundo ou, dependendo de seus interesses, pode se separar da Maçonaria.

O que os maçons fazem nas reuniões de maçons que são abertas apenas para eles?

Nas reuniões da Maçonaria, eram discutidos assuntos de alta importância moral, assuntos administrativos e jurídicos da ordem, formas de ajudar o próximo, ajudar a comunidade e muitos outros temas. Nenhuma questão política ou religiosa é discutida, mas ocasionalmente recebemos palestrantes “não-maçônicos” para esclarecer alguns tópicos relacionados. A Maçonaria foi muito ativa politicamente no passado e foi protagonista de centenas de revoluções sociais que levaram à independência nacional e à queda de regimes ditatoriais. Hoje, o trabalho da Maçonaria é mais cauteloso nesse sentido, mas continuamos vigilantes para que o governo atue com justiça, honestidade e patriotismo.

Por que as mulheres não podem fazer parte da Maçonaria?

Esta é uma pergunta recorrente e recorrente sempre que tocamos no tema “maçonaria”. Poucos maçons podem responder, mas tentaremos esclarecer a questão aqui. Na época em que a Maçonaria surgiu como movimento, as mulheres eram consideradas incompetentes. Imagine uma sociedade de pedreiros e construtores formada no século 12, dedicada a perseguir as correntes esotéricas e fogueiras que levaram à morte de muitas mulheres inocentes consideradas heréticas. Essas mulheres são donas de casa esperando que seus maridos pedreiros voltem dos canteiros de obras. Com o tempo, leis como regimentos surgiram, como pré-requisito para a entrada, apenas os jovens recrutados por engenheiros mestres, com idades entre 18 e 30 anos, não tinham expectativa de vida longa na época. No entanto, em 1874, um chalé francês quebrou as regras e lançou as mulheres. Outras cabanas seguiram essa tendência e não avançaram porque as cabanas estavam perdendo força e sendo isoladas por outros grupos maçônicos. Existem centenas de hotéis mistos e hotéis só para mulheres hoje, mas nem todos os poderes maçônicos e hotéis ao redor do mundo os reconhecem como legais e formais. Grupos que ainda não reconhecem o direito das mulheres de ingressar na Maçonaria, defendem questões filosóficas, culturais, tradicionais e históricas como argumentos contra a participação das mulheres.

Como os maçons são organizados?

A Maçonaria tem uma organização administrativa como qualquer outra instituição, com presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, etc. Dentro da Maçonaria, porém, todos os nomes carregam um apelido simbólico para dar mais significado à essência da instituição, pois ela é herdeira da tradição dos pedreiros e construtores. Para a Maçonaria, o presidente da instituição é “o Venerável”. Além do secretário chamado “escrivão”, há dois vice-presidentes, chamados “primeiro e segundo guardas”. Todos os casos têm direitos e obrigações, e as obrigações de cada cargo são de conhecimento de todos os membros. Outro fato importante é que o presidente da organização é eleito democraticamente e sigiloso, como nas eleições da sociedade civil. O presidente eleito tem mandato com início e fim e uma de suas obrigações é convocar eleições para sua sucessão, nenhum cargo na Maçonaria é remunerado e todo o trabalho é baseado no voluntariado.

Como a alvenaria se mantém?

Os maçons têm obrigações financeiras com a instituição, portanto, um dos pré-requisitos para ingresso é que o candidato seja independente financeiramente. Os maçons pagam uma pequena quantia mensal, que varia de acordo com a regulamentação de cada hotel, para cobrir taxas e custos como água, luz, telefone, etc. Como qualquer associação, a Maçonaria mantém as suas reservas de forma modesta, e a mensalidade obedece às regras de valor modesto, que qualquer Maçom, independentemente da profissão, é perfeitamente capaz de cumprir. Dependendo da idade e duração da Maçonaria que um membro possui, ele pode estar isento desses compromissos.

As pessoas ficaram ricas participando da Maçonaria?

Este é outro mito em torno da Maçonaria. Há apenas uma maneira de ficar rico, e é através do trabalho na vida popular. Na Maçonaria, você não fica rico. Os maçons ajudam uns aos outros, assim como amigos e familiares fazem em tempos difíceis. A caridade é uma benção, mas a solidariedade é uma obrigação da Maçonaria, tanto para os membros da Ordem quanto para quem precisa.

Os maçons realizam cerimônias?

O simples ato de levantar e escovar os dentes todas as manhãs constitui um ritual. O ritual nada mais é do que rotina, neste caso é a rotina matinal da maioria das pessoas. A Maçonaria criou a maneira de organizar reuniões, e o ato de iniciar e terminar seus trabalhos são chamados de rituais porque não mudaram em forma ou conteúdo desde o início. Outro grande mito em torno da Maçonaria é que as cabanas sacrificariam animais, etc. Não se envolva em nenhum comportamento que envolva sacrifício. Os rituais maçônicos são variados, estes são organizados em graus de evolução e aprendizado, e de acordo com o progresso da Maçonaria, ele transita de um grau para outro. Embora existam outras cerimônias no Brasil e no mundo, nossas lojas praticam o RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES e ACEITOS que variam de 1 grau a 33 graus.